Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal é usar molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande que cause desconforto.
O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra, se um quadro simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena
Uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no meio que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista
Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, ou seja, de saliência curva, que aparente uma distância com a parede
Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem
Trabalhos delicados pedem molduras simples e leves, para não gerar um conflito
As molduras devem ser usadas, principalmente em telas lineares, sem muita preposição ou textura
Cores marcantes no passe-partout (primeira moldura, mais simples) ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva
Molduras com tonalidades claras, como bege, branco e laqueado, devem ser usadas para acentuar as cores
No caso de figuras e imagens com papel, quando for necessário o uso do vidro deve-se fazer a utilização de vidros anti-reflexo, para não comprometer a figura e nem transformar o quadro em um espelho
Quando as pinturas forem feitas com o uso de cores mais frias como azul, verde e branco, o conselho é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares.
Márcia Regina Zvolinski Rodrigues - Artista Plástica - Guarapuava - PR